terça-feira, 5 de outubro de 2010

O Blog do Pai Maneco e sua importância

O Terreiro do Pai Maneco é hoje, sem nenhuma presunção, o maior terreiro de umbanda do Brasil. Isso não é mérito de nós, encarnados, se não, acredito piamente, dos espíritos que fazem parte desta religião que transforma a vida das pessoas para melhor.


Tanto é assim que seu dirigente, o Pai Fernando de Ogum, jamais imaginou e planejou que aquele terreiro que começou na garagem da Gildinha fosse tomar tamanha proporção.


Esse pai de santo super "pra frente" se tornou referência no Brasil quando o assunto é umbanda por alguns motivos bem simples: ele simplificou a umbanda, ele desmistificou a umbanda, ele faz a umbanda pés no chão - termo cunhado por ele faz anos -, ele faz a umbanda de portas abertas. Por todas essas razões e por sua personalidade desbravadora, como já disse no outro post, ele resolveu criar o Blog do Pai Maneco para que nós pudéssemos conhecer mais sobre nossa religião por meio da participação e, digamos assim, co-autoria do espaço.


Para se ter uma ideia, o Blog se tornou referência nacional e internacional de dirigentes espalhados por todos esses cantos. A quantidade de emails que Pai Fernando recebe com perguntas, sugestões, agradecimentos etc é inimaginável.


Resolvi escrever este post para falar sobre o blog em questão apenas para tornar público que há outros blogs nesta rede mundial que farão a diferença para o entendimento da umbanda. E também para que os amigos que tiverem blogs sobre a umbanda, por favor, me encaminhem os links para que eu possa postar e seguir!


Axé e saravá!

2 comentários:

  1. Sarava irmao!!!!
    Saudades de todos!!!!
    Aline

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo... eu não tenho um blog sobre Umbanda... mas como umbandista, de vez em quando escrevoi coisas sobre umbanda no blog.

    Há temnpos atrás, escrevi um texto sob influência do S. Marabô.. e ontem saiu uma pequena msg do Caboclo Ubiratan..

    Segue link: http://www.thinkingabout.com.br/2010/10/mensagem-do-cabloco-ubiratan.html

    ResponderExcluir