terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Desenvolvimento mediúnico

Texto que escrevi como comentário no tópico Desenvolvimento Mediúnico no Blog do Pai Maneco.

Este é um tópico bem interessante uma vez que tão logo entramos no terreiro, seja qual for, mas no caso me refiro ao terreiro que frequento, temos a "necessidade" e desejo de desenvolver o quanto antes.
Normal. Afinal, passamos a semana inteira esperando para vestir o branco para ir para o terreiro, ver os amigos, cantar, dançar, trabalhar, incorporar. É o novo!
Nossa umbanda é linda! Rica!
Mas temos que ter um cuidado e uma compreensão que apenas com o tempo adquirimos.
O desenvolvimento é permanente. E tem que ser feito na forma mais natural possível. Quero dizer que a paciência é primordial para sabermos e entendermos o momento certo de tudo que se passa ali.
Não adianta a gente querer incorporar logo, saber os nomes das entidades que trabalham com a gente e ponto final. Até porque perde a graça.
Nossos guias se apresentam depois de muito tempo. Temos o exemplo do maravilhoso Caboclo Akuan que de seu nome depois de 20 anos.
Aprendi com Pai Fernando que certa vez o Pai Maneco, nosso querido e sábio preto velho, riscou num pedaço de papel um desenho onde ele mostrava a evolução do médium. E disse que guardassem o desenho para ser lembrado depois.
Nele, o desenho, estava explicado que o médium está pronto, por assim dizer, quando ele, incorporado, utiliza todo conhecimento dos guias, sem ter as emoções mais comuns do médium. Para isso acontecer o tempo, o nosso tempo, é nosso parceiro. E a paciência nossa maior virtude.
Aqui vão umas dicas de um médium que já foi afoito, no melhor sentido, por saber com quem trabalhava: dê tempo a você mesmo, aos espíritos, ao seu crescimento. Não queira saber quem é seu guia em tão pouco tempo de terreiro. Concentre seu esforço no seu trabalho dentro do terreiro seja como for. Converse, ouça seu pai/mãe de santo. Só ele pode te ajudar no seu desenvolvimento, afinal ele é responsável por você. Conheça a filosofia do seu terreiro. Saiba como funciona a casa onde você trabalha. Sinta cada incorporação como se fosse sempre a primeira vez. Entenda como chega a energia de seu guia. Entenda o poder dos atabaques.
Acredito que assim você pode começar a criar uma enorme e feliz conexão com a umbanda.
Saravá!

2 comentários:

  1. Pra um capricorniano como eu com ascendente em câncer + lua e sol em capricórnio isso basta. Será?

    ResponderExcluir
  2. Olá , estou coampanhando seu blog ! se puder conhecer o meu ! SOu bailarino da Cia. do Jair Moraes, vc conhece ele. Eu era da gira de terça agora estou na Tribo de Aruanda ! parabens pelo blog, aguardo sua visita no meu !

    http://releituraumbanda.blogspot.com/

    Marinho

    ResponderExcluir